laptop coral

Contexto

A proposta do Laptop Coral surgiu em espaços coletivos (workshop, hacklab, festa, laboratorios) onde o computador pessoal faz parte da ecologia de tais ambientes.


Durante a elaboração do trabalho, trocas de informações, experimentos e testes foram realizados nos seguintes eventos/espaços: PD meeting Berlim (CBase, NK e Studio Weise 7), Cooking Data (festa particular para amigos, laptops e cozinha experimental), laboratório de computadores (Technische Universität Berlim) assim como workshop (festival Wien Modern - Viena).

Working in progress


Laptop Coral é um working in progress, cujo processo esta relacionado a outros trabalhos anteriores, a saber: Lanhouse Concert (2010), Metaremix (2010) e a primeira versão Laptop Choral (2012) feita para a peça BARE BRANCHES de Pia Palme no festival Wien Modern / e_May outubro de 2012. O video-documentação nesta webpage mostram algumas partes da primeira versão.


Este trabalho parte de uma investigação sobre o uso de computadores em situação de performance, que aborda, ora mais ora menos, os seguintes temas, a saber: luteria digital, meta-instrumento, gestualidade, intervenção, entre outros.

Laptop: meta-instrumento portátil


Utilizando os dispositivos integrados ao laptop - tais como: placa de som (microfone e caixas de som), placa de vídeo (camera e monitor), porta de rede (wireless connection) – Laptop Coral explora o computador pessoal como simulacrum.


Considerando o laptop um meta-instrumento portátil, que combina diferentes midias e programas (meta-midia). Capaz de realizar operações como um estúdio audiovisual de transmissão ao vivo (gravando, transmitindo, sampeando, editando, mixando, sitetizando som e imagem em tempo real).


Nesse aspecto o laptop, aglutina algumas operações e funções, como por exemplo: meio de gravação, transmissão, recepção e reprodução do material audiovisual. Um tipo de simulacrum performático, que funde ou hibridiza noções instrumento e instrumentista, performatizando aspectos característicos das próprias mídias.

Aspectos e estratégias que Laptop Coral abroda


- despersonalizar e repersonalizar a noção de objeto privado e Personal Computer (PC) em um simulacrum coral (coro simulado) simulacrum coletivo de máquinas;

- tornar audível e visível informações que expressem a  “persona“ de cada laptop (PC) e seu proprietário;

- explorar o laptop como personagem conceitual, símbolo do tecnoconsumo e da sociedade de informação mediando aspectos do trabalho, criação, distribuição, uso, integração e manipulação da informação num contexto econômico, político e cultural;

  1. -amplificar as relações pessoais localmente desconectando por um período do espaço virtual;

-  coro simulacrum;

- instrumento distribuído, interconectado;

- performatização dos processos midiáticos;

- estudio audiovisual para performance ao vivo;

- meta-instrumento portátil / insturmento audiovisual extendido;

- setup autônomo (laptops)

- um laptop para cada performer-voz

Next_Generation ZKM Karlshrue

Next_Generation ZKM Karlshrue

Next_Generation ZKM Karlshrue

O que é ?


Performance audiovisual para laptops em uma rede local (LAN). Usando os dispositivos integrados no computador (placa de som, video e placa de rede), Laptop Coral explora o computador pessoal como metamedia instrumento assim como um performer simulacrum. 



PD meeting at Cbase - Berlin

workshop Wien Modern (img. Pia Palme)

stage Wien Modern (img. David Palme)

Cooking Data (img. Malte Steiner) Berlin

pt | en

giuliano obicihome.htmlhome.htmlshapeimage_1_link_0

Cine Teatro - Ourique

Sesc Belenzinho - São Paulo

performances


  1. +Ourique - Artes Performativas, 10. Out. 2014.

  2. +Sao Paulo - Co_Operar - Sesc Belemzinho, 17 Set. 2014.

  3. +Recife - B3, May 2014.

+ Berlin - Labor Sonor, 31 Mar. 2014.

+ Karlsruhe - Festival Next Generation - ZKM, Jun. 2013.

  1. + Viena - Festival Wien Modern E_May, Out. 2012.